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Para 2 – 4 jogadores a partir de 7 anos
Autor: Max J. Kobbert
Ilustrações: Joachim Krause
Design: DE Ravensburger, Vera Bolze (instruções)
Foto: Becker Studios
Estão disponíveis duas variantes divertidas de jogo: a partida clássica, já famosa a nível internacional, ou o novo
“Labirinto luminescente”. Se for escolhida a segunda variante, comece a jogar num quarto iluminado, depois, na
metade da partida, apague a luz: o labirinto irá iluminar-se! No início deste manual estão contidas as regras para o
jogo base e, em seguida, as instruções para o “Labirinto luminescente”.
Conteúdo
1
1 cartela de jogo com 16 cartões fixos
2
34 cartões quadrados do labirinto
3
24 cartas do tesouro
4
4 peças
Para o “Labirinto luminescente“:
5
12 cartas quadradas do tesouro noturno
6
3 moedas com valor de 1, 3, 5 pontos
Bem-vindos no labirinto mágico!
Andamento do jogo
O jogo é dividido em 2 fases:
1. Fase dia (luz acesa)
2. Fase noite (luz apagada)
Em ambas as fases, para deslocar os cartões e mover
a peça valem as mesmas regras do jogo base. Comece
a partida com a fase dia, depois poderá apagar a luz e
prosseguir com a fase noite.
1. Fase dia
Começa quem tem menos medo do escuro.
Jogue normalmente, até quando um jogador encontrar
todos os seus tesouros com a luz. Nesse ponto, a fase
dia acaba imediatamente. Os tesouros que ainda não
foram encontrados, não valem mais. Recoloque as cartas
correspondentes dentro da caixa.
Agora pegue na mão seus tesouros noturnos e observe
o símbolo (sol, lua, estrela ou raio) imprimido nas suas
peças. Depois apague a luz.
Começa esta fase o jogador que está à esquerda do
participante que acabou a fase dia.
Exemplo:
Ana conseguiu encontrar o seu terceiro tesouro durante
a fase dia, portanto, esta fase terminou. Para Mateus e
Cláudia sobrou uma carta do tesouro cada um que
corresponde ao tesouro ainda não encontrado. Ambos re-
colocam esta carta na caixa. Agora, todos os três jogadores
devem pegar na mão as próprias cartas do tesouro noturno
e apagar a luz. As peças ficam nas suas posições.
Agora é a vez do Mateus. Ele escolhe um dos 3 tesouros no-
turnos, insere um cartão do labirinto e move a própria peça.
2. Fase noite
Não conseguiu encontrar todos os seus tesouros durante
a fase dia? Graças aos preciosos tesouros noturnos, pode
ainda mudar a situação e ganhar a partida!
Na sua vez, tente alcançar qualquer um dos seus
tesouros noturnos, deslocando os cartões e movendo a
peça. Um “X” ao longo da borda indica os cartões que
não podem ser deslocados.
Quando conseguir alcançar um de seus tesouros,
coloque a carta correspondente, descoberta, de forma
que fique bem visível, frente a si.
Encontrou todos os seus tesouros noturnos? Então deve
alcançar o quanto antes possível a sua casa de partida.
Fim do jogo
Ganha quem encontra todos os seus tesouros
noturnos e consegue voltar com a sua peça na sua
casa de partida.
Como prémio pode pegar uma das 3 moedas e
descobri-la.
Some seus pontos tesouro
Cada tesouro diurno encontrado vale 1 ponto.
Cada tesouro noturno encontrado vale 2 pontos.
Quem terminou o jogo, deve somar também os
pontos da moeda que descobriu (1, 3 ou 5 pontos
tesouro).
Ganha o jogador com o maior número de pontos!
No caso de empate, ganha quem tem mais cartas do
tesouro frente a si . Se também nesse caso há empate,
haverá mais de um vencedor.
© 2016
Ravensburger Ibérica S.L.U.
C/ P
esquera n° 18
28850 Torrejón de Ardoz Madrid – España
www.ravensburger.com
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Truques e conselhos
Como ilumina-se o labirinto
Se o seu labirinto não se ilumina bem depois da fase
dia, lembre que ...
1. Quanto mais próxima é a fonte de luz, melhor é:
durante a fase dia, poderá acender uma luminária
de mesa na mesa de jogo, será útil para carregar a
cartela.
2. Quanto mais branca for a luz, melhor é: as fontes
de luz com maior emissão de UV, como, por exemplo,
o LED branco, a luz do dia, a lâmpada halógena, ou
lâmpadas com poupança de energia, são capazes de
carregar melhor. As lâmpadas incandescentes ou
os LED com luz “amarelo quente” necessitam de um
tempo maior.
3. Quanto mais escuro melhor é: o quarto onde se
joga, deverá estar o mais escuro possível. Se jogar
com crianças, poderá escurecer totalmente o quarto
e depois utilizar uma luz noturna, de forma que o
escuro não os assuste demasiado.
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